História Comentada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

comente aqui

+6
lucas Cerqueira
Elton Prazer dos Santos
Fernanda lima muniz
Rafael Almeida Santos
Carlos Roberto
Wagão Professor
10 participantes

Ir para baixo

comente aqui Empty comente aqui

Mensagem por Wagão Professor Seg Abr 22, 2013 12:41 am

Um dos pontos altos do livro é a clareza que se tem de que ninguém possui nada, mas todos são ricos.
Outro fato marcante é quando ele compara o que existe na ilha com que existe na realidade de seu tempo.
Agora proponho a todos que interpretem essas idéias e também façam uma analogia sobre o que ele relatou no seu livro com o nosso hoje, a vida política, econômica e social do Brasil e do Mundo nos tempos presentes.
PS. Não esqueçam de debater entre vocês, criarem situações problemas (problematizações), deixar idéias para que outros debatem com vocês, criando uma verdadeira teia de informações.
Wagão Professor
Wagão Professor
Admin

Mensagens : 64
Data de inscrição : 01/04/2011

https://wagaoprofessor.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Wagão Professor Dom maio 05, 2013 10:32 pm

Segunda atividade

Gostaria que vcs escrevessem como seria a SUA cidade, seu país (fictício) em que vcs acrescentariam mais ou tirariam do que foi dito pelo autor? Agora é com vcs quero ler como seria a sua cidade chamada UTOPIA.
Wagão Professor
Wagão Professor
Admin

Mensagens : 64
Data de inscrição : 01/04/2011

https://wagaoprofessor.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Carlos Roberto Qui maio 09, 2013 7:26 pm

OBS: Desculpe pois comentei no lugar errado.


Última edição por Carlos Roberto em Seg maio 20, 2013 2:03 pm, editado 3 vez(es)
Carlos Roberto
Carlos Roberto

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Wagão Professor Ter maio 14, 2013 9:12 pm

Que vergonha até o presente momento somente um participante.
Wagão Professor
Wagão Professor
Admin

Mensagens : 64
Data de inscrição : 01/04/2011

https://wagaoprofessor.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por abias Qua maio 15, 2013 2:19 pm

Bem eu tb não mudaria muito, pq pra mim ela ta bem planejada, para que não tenha essa de aquela cidade é melhor que a minha, mas manteria uma economia bem focada na agricultura, para que não precisasse de esporta minhas pedras valiosas e o ouro.
investiria na educação igual para todos,para que tenham uma boa educação e por igual.
não mudaria o modelo de politica da ilha. pq gostei do modo que forma o magistrado, pq assim... eles procuram por pessoas que dão seus votos para com o cidadão e com competência para governa, que é bem diferente do que agente ver por aqui "Brasil", que é cada governador olhando para si mesmo e não pelo povo, e sem fala na parte que é considerado um crime com pena de morte, para os espertos que bolam ideias para mudar a forma de governo, que eu achei um boa ideia, pq assim mantem uma ordem unica de governo.
achei muito certo essa parte "A função principal e quase única dos sifograntes é a de velar por que ninguém se entregue à ociosidade e à preguiça e todos exerçam com ânimo a sua profissão." pq assim vc não vai ter vagabundos na ilha, Cool e o tempo de trabalho deles são bem dividido, fazendo com que ninguém fique, reclame do seu trabalho pelo fato de ser o mesmo tempo para todos =D.
bem até agora li até aqui só, deixa eu ler o resto que eu comento mais Very Happy

abias
abias

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Rafael Almeida Santos Qua maio 15, 2013 3:16 pm

Boom a cidade da Utopia é bem planejada, so não deixaria acontecer o que aconteceu logo no começo do livro uma Querela entre os principes Henrique Oitavo e Carlos o principe de Castela, pois é bom a união entre dois países para que quando um precisase contaria com o outro... Ivestiria mais em conhecimentos, porque antigamente as exportações eram pelos mares, para que mais e mais cidadões podessem viajar como o grande navegador que é itado no livro Rafael Hitiodeu, para que alguns conheção mais de perto as histórias dele ( Rafael Hitiodeu ), acrescentaria uma forma de economia que lucrase para o país e preservaria o nossas riquesas e preciosidades


2ºm.c
Rafael Almeida Santos
Rafael Almeida Santos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/05/2013
Idade : 28
Localização : Itabuna-BA

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por abias Qui maio 16, 2013 1:47 pm

Eu acho normal em 2 grandes reis de vez em quando ter uma discussão, pois todos temos opiniões diferentes né Smile ... e investir em conhecimentos? vc quer dizer conhecimentos de navegação né?
E o navegador que é CITADO no livro sim ele é um bom exemplo mesmo Cool
abias
abias

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Rafael Almeida Santos Seg maio 20, 2013 7:17 pm

Olhando dessa forma sim, normal dois reis terem suas diferenças, mas oq eu queria dizer que seria uma boa forma de serem países melhores... Falando do conhecimento é sobre as navegações sim, pois era a melhor forma de conhecer países vizinho e exploralos
Rafael Almeida Santos
Rafael Almeida Santos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/05/2013
Idade : 28
Localização : Itabuna-BA

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Elton Prazer dos Santos Ter maio 21, 2013 8:24 pm

Existem várias religiões em Utopia, algumas idolatram o sol, outros a lua, um antepassado, mas a maior parte dos habitantes acredita em um Deus único a quem o chamam de pai. Os moradores de Utopia segui as leis de Deus que só podem praticar o ato sexual depois do casamento, sendo que as mulheres só podem se casar depois dos 18 anos e os homens depois dos 22


Última edição por Elton Prazer dos Santos em Qui maio 23, 2013 9:49 pm, editado 2 vez(es)
Elton Prazer dos Santos
Elton Prazer dos Santos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por abias Qua maio 22, 2013 11:56 am

e quem falou em forma de chega na Utopia vei ? agente ta falando de formas de exportações de produtos, para gerar uma grande renda ao pais. e não como chegar a Utopia.
abias
abias

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Tais Dias Qua maio 22, 2013 8:11 pm

Thomas Morus apresenta uma sociedade perfeita ou uma visão próxima disso , em "Utopia" ouro e prata não se produzem o mesmo sentimento de posse, ou de qualidade, que se encontram nas sociedades esses dois metais são ali
considerados bem abaixo do ferro, o qual é tão necessário ao homem quanto a água e o fogo. Com efeito,
o ouro e a prata não têm nenhuma virtude, nenhum uso, nenhuma propriedade cuja privação acarrete um
inconveniente natural e verdadeiro., extrema discussão se volta para a crítica social em torno da abolição da propriedade privada , Morus adverte que a igualdade seria impossível com a propriedade privada e apresenta o processo contra a injustiça social e a esperança na redenção do homem. Utopia é um ataque amargo a sociedade do renascimento cristão europeu os habitantes de "Utopia" são pagãos, apesar de que, na prática, eles são melhores cristãos que os cristãos europeus. Em outras palavras, os habitantes de Utopia são pacíficos, amáveis e respeitáveis , cada criança a cultiva a terra e sua educação artística liberal não tem fim em uma determinada idade , More não concorda com todas as práticas dos moradores de "Utopia" .
A "Utopia" representa a primeira crítica fundamentada do regime burguês e encerra uma análise
profunda das particularidades inerentes ao feudalismo em decadência.


Última edição por Tais Dias em Dom maio 26, 2013 10:17 pm, editado 1 vez(es)
Tais Dias
Tais Dias

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Fernanda lima muniz Qui maio 23, 2013 7:04 pm

O livro fala de dois reis Henrique oitavo e Carlos o principe de castela e eu acho bom porque um rei pode ajudar outro rei quando for preciso Embarassed
Fernanda lima muniz
Fernanda lima muniz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Elton Prazer dos Santos Qui maio 23, 2013 7:38 pm

A Utopia é uma Ilha, bastante organizada, não mudaria muita coisa, pois a forma que ela é Liderada pelos superiores, vai de encontro as minhas Ideologias de governo, mim identifiquei com os habitantes de Utopia são pacíficos, amáveis e respeitáveis. e como eles ensinam a sua futura geração a cultivar a terra e cuidar dela e como sua educação não tem fim, Porém sou contra as cabeças pensantes que vai de encontro a nossa decisão de não podermos escolher nosso tempo em que escolhermos casar, pois o Amor não tem idade.

Quem também é contra essa forma de pensamento? afro
Elton Prazer dos Santos
Elton Prazer dos Santos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por lucas Cerqueira Sex maio 24, 2013 5:57 pm

Na Obra Utopia é narrado relatos de viagens de Rafael, mas com o principal foco nos costumes e instituições do povo utopiano. Eu diminuiria a criação de carneiros, pois com o grande numero de rebanho de carneiro gera a disputa de terras entre os nobres, ricos e até os santos abades pelo fato de estarem convertendo campos e áreas de cultivo em pastos. Onde era casas aldeias tribos passam a ser desertos.
Também concordo com Ábias, em focar na educação e agricultura. Procuraria um meio de gerar emprego para as pessoas que não tem recursos para manter suas casas pra que elas não vendam a baixo custo suas casas , comessem a roubar e não serem levadas a forca como acontece na narrativa.
lucas Cerqueira
lucas Cerqueira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/05/2013
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por joeverte Sáb maio 25, 2013 10:02 pm

A utopia e um livro super legal apesar de que ainda não terminei de ler mais li uma parte interessante
Todos que eram pegos roubando eram condenados a morte, pois essa pena é muito severa para punir e bastante fraca para impedir que o roubo aconteça continuava cheia de bandidos
Acho que ao invés de simplesmente matar os que roubam, não seria melhor garantir uma punição de todos a fim de que ninguém seja obrigado a roubar novamente. Basketball


Algo contra gente, por favor, comente.
joeverte
joeverte

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por abias Dom maio 26, 2013 5:04 am

Joeverte pelo que eu entendi...O modo de pena foi mudado de morte para escravidão. que eu acho certo, porque em um pais que todos tem os mesmo direito, o cara só rouba pq é descarado mesmo Laughing . e com essa forma de escravidão, o escravo " que no caso é o criminoso" são levados aos trabalhos forçados nas pedreiras ou nas minas. Assim eles fazem algo produtivo enquanto paga sua fiança... e cada país marca seu escravo de maneira diferente: pois a Utopia não é um país único e sim uma ilha com vários países... agora se o escravo tentar fugir, remover a marca ou pega em arma de fogo, sera punido com a morte. Bem foi isso que eu entendi, se alguém descorda só fala Smile
abias
abias

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Tais Dias Dom maio 26, 2013 10:22 pm

Bom , não mudaria muitas coisas , achei interessante de lá na “Utopia” homens, mulheres e crianças todos serem tratados de um mesmo modo , sem que ninguém passe necessidade e que ninguém seja considerado superior aos outros por ter mais coisas do que eles , isso não mudaria pois no meu mundo fictício pois infelizmente na realidade não é assim , só mudaria a idade dos homens e mulheres de cassarem em idade diferentes pois para o amor não existe idade !
Tais Dias
Tais Dias

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Wagão Professor Dom maio 26, 2013 11:13 pm

Caríssimos estudantes, estamos chegando na etapa final desse fórum de debate. Essa será a última tarefa de vocês. Logo abaixo explico o que deve ser feito nesta tarefa. Não desanimem, só chega ao objetivo quem anda.

Façam um resumo em forma de redação (mínimo de 15 linhas e máximo de 20 linhas) mostrando o seu entendimento sobre o assunto. Mas deve obedecer a esses questionamentos levantados abaixo:
- Qual a ideia central do autor?
- Que mensagens o autor quis passar?
- Quais os pontos positivos e negativos deixados na obra da Utopia
- Foi importante ter estudado sobre a Utopia, Por quê?

cheers
Wagão Professor
Wagão Professor
Admin

Mensagens : 64
Data de inscrição : 01/04/2011

https://wagaoprofessor.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por manoela teixeira Qua maio 29, 2013 11:58 am

Tomas Morus foi o criador da obra chamada "Utopia",que significa sonhar alto.E a obra retrata isto mesmo,um lugar perfeito,ideal, que é a ilha citada no livro.
A Utopia fundamenta crítica a respeito o regime da burguesia, e também faz uma sátira a todas as instituicoes da época.
A obra de Tomas, é uma obra fantástica que nos passa a mensagem,de que não somos nada porém que temos tudo.
manoela teixeira
manoela teixeira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

comente aqui Empty Re: comente aqui

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos